APED: “Setor (da logística) já percebeu que a sustentabilidade não é um custo: é um investimento”

“É preciso ser mais eficaz a transportar mercadorias e ‘stockar’ com uma lógica mais racional”. O alerta é de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED- Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que, em declarações à Ambiente Magazine, sublinhou a importância da sustentabilidade envolver toda a cadeia da logística.

É numa lógica de “eficiência, redução de emissões e descarbonização” que o setor se deve focar: “É o transportar bem, transportar melhor, ser mais eficiente, reciclar e reduzir. Este é o maior desafio da logística”. Gonçalo Lobo Xavier atenta também no comportamento do consumidor, que está a “obrigar a alterações profundas nos layouts dos nossos armazéns e, ainda, o comportamento em loja”. O presidente da APED não tem dúvidas de que a “sustentabilidade é cada vez mais importante para a rentabilidade do setor”.

Enquanto parceira no caminho para a descarbonização, a APED lançou o “Roteiro para a descarbonização do setor da Distribuição” em outubro de 2022, contando com 22 empresas associadas que assinaram uma carta de compromisso: “Estamos todos os dias à procura de angariar novos cavaleiros para esta cruzada. O setor já percebeu que sustentabilidade não é um custo: é um investimento que vai trazer um retorno do ponto de vista do reconhecimento dos clientes e, sobretudo, do cumprimento de estarmos à altura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Como nota final, o presidente da APED chamou a atenção para a importância de “estarmos realistas”, reconhecendo que há muitas empresas associadas com “capacidade de resposta e de investimento”, havendo outras que ainda estão num patamar mais baixo: “Precisamos de puxar os mais pequenos para esta realidade. A logística não faz sentido, se não houver uma lógica de sustentabilidade”, remata.

O presidente da APED foi orador na sessão “APED: A eficiência da logística na eficácia do retalho”, promovida esta quarta-feira, 19 de abril, no primeiro dia da Empack e Logistics & Automation Porto 2023. Até quinta-feira, 20 de abril, a Exponor volta a ser palco deste que é já considerado o maior encontro com o futuro da tecnologia da embalagem e da logística em Portugal.