APEMETA faz balanço de 2018: “Foi um enorme desafio a que se deu resposta”

APEMETA faz balanço de 2018: “Foi um enorme desafio a que se deu resposta”

Categoria Advisor, Empresas

A Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, na voz do seu presidente de Direção, Carlos Iglézias, fez um balanço do ano passado:

“O ano de 2018 pôs à prova a capacidade de resposta da Apemeta no desenvolvimento simultâneo de quatro projetos apoiados financeiramente pelo Compete 2020 que envolveram perto de duas centenas de empresas, quer como beneficiárias de atividades de apoio à internacionalização, à economia digital, implementação de sistemas e organização e gestão, quer como prestadores de serviços, entre outros, de formação, consultoria, logística, comunicações.

Foi um enorme desafio a que se deu resposta tendo-se, como previsto, concluído dois desses projetos, em fase final o terceiro e em fase de acompanhamento o quarto que previsivelmente encerrará durante o segundo trimestre de 2019.

Complementarmente formalizámos novos protocolos de colaboração com associações congéneres na África do Sul e na Índia (Goa), reforçando a rede de contactos internacional, disponível para os nossos associados recolherem informação sobre mercados e oportunidades. Acompanhámos de perto a jovem Associação Nacional de Empresas de Tecnologias Ambientais em Angola, de que fomos cofundadores, realizamos cerca de 20 seminários/workshops temáticos em Lisboa, Coimbra e Porto, estivemos presentes nas feiras e realizámos 15 cursos de formação profissional ao longo do ano.

Foi um ano particularmente exigente que nos tornou também cada vez mais exigentes com o trabalho desenvolvido em prol dos nossos associados e de todos aqueles que participam nas nossas atividades de divulgação das competências e do que melhor se faz no setor ambiental em Portugal e no estrangeiro.

O número de adesões e participação nos eventos promovidos pela Apemeta encoraja-nos a fazer cada vez melhor na perceção das necessidades das empresas do setor num contexto cada vez mais competitivo como é aquele em que vivemos.

Em 2019 teremos como desafio reforçar as ligações já existentes com os nossos associados, parceiros privados, empresas, associações, universidades, administração central, Agência do Ambiente, entidades reguladoras, contribuindo para a criação e desenvolvimento da necessária rede de complementaridades indispensável à sustentabilidade do setor e da economia. Vivemos um período de enormes exigências e alterações comportamentais e tecnológicas e só esta complementaridade de recursos e competências nos poderá conduzir às necessárias soluções, a Apemeta está e quer estar do lado da solução.”