APEMETA reúne especialistas em encontro sobre gestão de resíduos

APEMETA reúne especialistas em encontro sobre gestão de resíduos

Categoria Advisor, Agenda

A Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA) irá realizar na próxima quinta-feira, dia 14, o VII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, sobre a temática dos 5R’s -Reciclar, Repensar, Reduzir, Recuperar e Re(i)novar, que irá ter lugar na Fundação Cidade Lisboa. A sessão de abertura ficará a cargo do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e do presidente da direção da APEMETA, Carlos Iglézias.

O engenheiro e consultor João Pedro Rodrigues irá moderar os painéis da manhã, sob o mote “Reciclar”. João Simão Pires, presidente da Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos irá abrir a sessão, pelas 10 horas, seguida de uma mesa redonda dedicada ao SIGRE, que vai contar com o diretor de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, João Letras, Pedro Simões, responsável de Operações da Novo Verde, e Pedro Delgado, do Departamento de Operações da Amb3E.

Pelas 11:40, reúnem-se o presidente da Junta de Freguesia de Campolide, o consultor Alexandre  Seiça e o sócio-gerente da NOWA – No Waste Marketing, Mário Raposo, sob o mote “Repensar”. Neste painel vai ser apresentado o projeto “Pago em Lixo”,  irá ser debatido o processo de recolha seletiva de embalagens (reserve vending), abordar-se-à o tema “Uma entidade gestora para brinquedos?” e, por fim, segue-se um debate.

Os trabalhos de tarde iniciam-se às 14:30, sob o mote “Recuperar”. Juntam-se ao seminário o engenheiro Feliz Mil-Homens, em representação do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e da AVALER, Elsa Pereira Nascimento, diretora executiva da Renascimento, e Miguel Aranda da Silva, da Veolia. Vão ser debatidas oportunidades de valorização energética da fração resto em Portugal, a importância da valorização energética de resíduos na economia circular e tecnologias de valorização energética. Até ao momento, o nome do moderador da tarde não é conhecido.

O tema “Re(i)novar” dá início a uma discussão sobre uma plataforma para o desenvolvimento de produtos com base em resíduos, o contributo do Parque de Ecologia Industrial e a conversão de bioresíduos em bioprodutos. Joana Dias, em representação da Fibrenamics Green e da Universidade do Minho, Tânia Godinho da Sociedade Gestora de Resíduos e um representante do grupo Bioeng são os oradores deste painel, que irá realizar-se às 16 horas.

Por fim, “Reduzir” é o mote da sessão conduzida por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, pelas 16:45, que irá apresentar a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, seguida de um debate. O mesmo interveniente irá estar a cargo da sessão de encerramento.

Este ano, a APEMETA associou o evento a uma recolha solidária, que irá reverter a favor do Centro Paroquial do Campo Grande. No dia do evento, todos os participantes e interessados poderão contribuir com produtos de higiene para crianças e adultos, creme hidratante para idosos, brinquedos e livros.