APESB promove seminário sobre boas práticas em sistemas de depósitos de resíduos

APESB promove seminário sobre boas práticas em sistemas de depósitos de resíduos

Categoria Advisor, Agenda

No próximo dia 24 de setembro, a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) vai debater o tema sistema de depósito reembolsável partilhando a experiência portuguesa e britânica.

Desde agosto de 2021, os produtores, embaladores e fornecedores de embalagens não reutilizáveis são obrigados a gerir os resíduos pela via de um sistema (individual ou integrado) sujeito a licença/autorização, ou através de um Sistema de Depósito (SD). Este último tem como grande objetivo aumentar a taxa de captura e reciclagem de embalagens.

Segundo uma nota divulgada pela APESB, atualmente está em fase de conclusão a primeira fase do projeto-piloto para a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET cofinanciado pelo Fundo Ambiental. Foram instaladas já 23 máquinas de recolha automática em grandes superfícies comerciais de Portugal Continental.

De acordo com a APESB, no momento em que faltam apenas 3 meses para o alargamento do sistema de depósito às embalagens de vidro e metal, é importante avaliar as experiências piloto.

A sessão – “Sistema de Depósito e Reembolso | A experiência Britânica e Portuguesa” tem como o objetivo principal conhecer a experiência de Inglaterra nesta matéria e acrescentar valor ao processo de consulta e regulação em Portugal.

As inscrições já estão disponíveis aqui.