APESEnergia e ANESE assinam acordo para o crescimento do mercado dos serviços de energia

APESEnergia e ANESE assinam acordo para o crescimento do mercado dos serviços de energia

Categoria Ambiente, Energia

A APESEnergia (Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia) e a ANESE (Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos) assinaram um acordo de colaboração com o objetivo de “partilhar conhecimentos e experiências” que contribuam ao “crescimento do mercado dos serviços de energia” promovendo a “atividade das Empresas de Serviços de Energia (ESE) no mercado ibérico”, refere um comunicado.

Ambas associações pretendem assim “unir esforços para a realização de ações conjuntas e iniciativas de cooperação e formação” para a expansão das respetivas empresas associadas”, precisa o mesmo comunicado. Para tal, a APESEnergia a ANESE têm previsto “organizar webinars, grupos de trabalho e conferências”, bem como “defender e representar as ESE e seus interesses junto às entidades governamentais e regulatórias tanto em Portugal como em Espanha.”

Por outro lado, e como resultado deste acordo, a edição deste ano do “Observatorio de Eficiencia Energética de ANESE. El mercado de las Empresas de servicios Energéticos”, observatório que analisa de forma detalhada o mercado dos serviços de energia em Espanha “incluirá pela primeira vez dados de Portugal”, diz o comunicado divulgado pelas associações.

Segundo Jorge Borges de Araújo, presidente APESEnergia, este acordo de colaboração com a ANESE permite “explorar sinergias e replicar exemplos de sucesso, bem como, alavancar a cooperação e ação das ESE Associadas que operam no mercado ibérico por forma a dinamizar os investimentos necessários à transição energética para que se atinjam os objetivos nacionais e de Europeus em termos de descarbonização”.

Por seu turno, Carlos Ballesteros, diretor da ANESE, afirma que “é com grande satisfação que começamos a trabalhar com a APESEnergia para partilhar experiências e know-how a nível regulatório, de projetos e de financiamento. Assim, poderemos contribuir para que o crescimento das ESE de ambos os países e o mercado de serviços de energia na península ibérica se desenvolvam cada vez mais, seguindo o caminho da transição energética e os objetivos da UE e do Acordo de Paris”.

A assinatura deste acordo surge num momento de crescimento da APESEnergia em termos de Associados bem como no número de iniciativas destacando-se a recente parceria com o Banco BBVA para assessoria especializada em eficiência energética.