App permite aos cidadãos procurar e registar ovos de tubarões e raias

App permite aos cidadãos procurar e registar ovos de tubarões e raias

O Oceanário de Lisboa promove o lançamento oficial da app “A Grande Caça aos Ovos”. Esta ferramenta grátis, lançada pelo projeto Shark Attract, tem como objetivo registar os ovos de tubarões e raias que
existem na costa portuguesa, envolvendo todos os cidadãos na conservação destas espécies ao apoiar o conhecimento científico de quem as estudas.

O lançamento contou com a presença de cerca de 70 crianças do 3.º e 4.º ano, da Escola Básica n.º 5 do Agrupamento de Escolas de Peniche. Depois de uma introdução sobre as espécies de tubarões e raias, as
crianças colaboraram na “caça” aos ovos na praia. Foram encontrados e registados na app todos os 137 ovos encontrados nesta ação.

Através desta aplicação de telemóveis grátis, qualquer um pode ter um papel relevante na proteção destas espécies. Ao passear na praia, pode-se aceder facilmente à app e perceber se o que se encontrou é um ovo e de que espécie. A análise da informação recolhida pela App permitirá conhecer melhor a presença e distribuição dos locais de nascimento destas espécies. A app permite ainda a consulta de guias de identificação das espécies e saber mais sobre as mesmas.

A  app, criada em 2014, tem já 245 mil registos na sua versão inglesa, submetidos em 22 países, de 10 espécies de raias e três de tubarões, contando com registos também da costa portuguesa.

Os ovos registados em Portugal são maioritariamente das espécies Raia-curva, raia-lenga e tubarão pata-roxa, três espécies que podem ser observadas no Oceanário, existindo também registos de Raia-zimbreira, Raia-manchada, Raia-de-são-pedro e Raia-pontuada.

Esta aplicação é lançada, em Portugal, pelo projeto “Shark Attract”, um dos vencedores da 1.ª edição do Fundo para Conservação dos Oceanos do Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul.