APREN celebra Dia do Sol com conferência na Nova School of Business and Economics

by Rita Inácio | 15 Maio 2019 09:48

A APREN – Associação de Energias Renováveis irá assinalar o Dia do Sol 2019 com uma mesa redonda dedicada ao tema “Visões das Modalidades de Leilão e as Implicações nos Modelos de Financiamento”. O evento tem lugar a 23 de maio, no Anfiteatro Fernando Sapinho da NOVA School of Business and Economics e, entre outros especialistas nacionais e internacionais, contará com a participação do secretário de Estado da Energia, João Galamba.

No evento serão debatidos diversos temas relacionados com as energias renováveis (em particular com a Solar), dando-se especial destaque ao enquadramento do setor renovável em Portugal — o panorama atual e os principais desafios e oportunidades que se adivinham para o futuro — e à digitalização e modelos de negócio como um dos principais drivers para a transição e descarbonização energética e como oportunidade de desenvolvimento de iniciativas empreendedoras empresariais. A revolução digital mudará a maneira como as empresas de energia solar operam, oferecendo uma nova visão para soluções inteligentes e contribuindo para um sistema energético mais eficiente, flexível e ambientalmente sustentável.

Serão também abordados diversos aspetos relacionados com o financiamento dos projetos solares em utility scale, como o atual cenário de investimentos e o tipo de ofertas de bancabilidade existentes no mercado. Decisões empresariais individuais sobre como direcionar capital para projetos de eletricidade renovável estão dependentes das políticas governamentais de energia e clima, que procuram influenciar a escala e a natureza dos investimentos em toda a economia.

No final haverá lugar a um debate dedicado às visões das modalidades de leilão e as implicações nos modelos de financiamento, onde, para além do papel dos leilões enquanto medida favorável à fomentação de investimento e redução dos custos de eletricidade para o consumidor final, serão abordados os fatores que influenciam os custos de desenvolvimento, construção, investimento e financiamento da tecnologia solar, a aproximação da paridade de rede e a crescente participação de energia renovável variável.

Entre os oradores já confirmados, e para além de João Galamba (que fará o encerramento), o evento contará ainda com a presença de Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN, Nuno Ribeiro da Silva presidente da Endesa Portugal, Pedro Norton, CEO da Finerge, Ricardo Jesus, administrador da Generg, Ângelo Ramalho, CEO da EFACEC, Luís Pinho, country diretor na Helexia, Etienne Le Pargneux, investment manager – Infrastructure Renewables na ACOFI e Roger Font, diretor global de Project, Asset e Negócios Especializados do Banco Sabadell. Consulte aqui[1] o programa.

A participação neste evento é gratuita, mas está limitada aos lugares existentes e sujeita a inscrição prévia, que deverá ser feita através deste formulário[2].

Endnotes:
  1. aqui: https://www.apren.pt/contents/documents/conferencia-apren-dia-do-sol-enquadramento-programa.pdf
  2. formulário: https://apren.typeform.com/to/VyBIz6

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/apren-celebra-dia-do-sol-com-conferencia-na-nova-school-of-business-and-economics/