APREN celebra o Dia do Sol na Faculdade de Ciências de Lisboa

APREN celebra o Dia do Sol na Faculdade de Ciências de Lisboa

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, assinala o Dia do Sol com uma mesa redonda dedicada ao tema: “Produção Solar Fotovoltaica (PV) em Portugal”. O evento realiza-se no dia 5 de maio, na Biblioteca do Instituto D. Luiz da Faculdade de Ciências de Lisboa (FCUL).

Esta efeméride foi criada no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Ambiente e visa alertar para os benefícios do sol e para a sua importância enquanto fonte de energia. No final de 2015, estimava-se que a capacidade mundial de centrais fotovoltaicas seria de 227 GW, o que representa um aumento anual de 50 % ao ano desde 2005. Não obstante, a produção elétrica a partir de centrais fotovoltaicas ainda só se traduz em 1 % do total da produção elétrica mundial.

Esta ação insere-se numa estratégida da APREN, que através da marca “APREND” dinamiza iniciativas direcionadas á comunidade estudantil.

Para este evento irá contar com a presença de António Sá da Costa, da APREN, Jorge Maia Alves e António Vallêra e Sara Freitas, da FCUL, Francisco Pinto, da APESF, Hélder Serranho, da Generg e Miguel Gil Mata, da Capwatt.

“O futuro da energia solar fotovoltaica”, a “Energia solar nas cidades” e o “Autoconsumo e a produção descentralizada PV”, serão os temas postos a debate.