APRH lança Projeto “ECH2O-AGUA” no dia 1 de março

APRH lança Projeto “ECH2O-AGUA” no dia 1 de março

Categoria Advisor, Agenda

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) apresenta, no próximo dia 1 de março, pelas 14h30, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto ECH2O-AGUA que irá promover a adoção de práticas de consumo responsável e uso mais eficiente da água.

A APRH coordena um projeto com uma abordagem inédita e integradora que vai envolver direta e indiretamente uma comunidade alargada até cerca de 6000 pessoas, nos concelhos de Lisboa e Barreiro. Num contexto de mudanças climáticas é fundamental que os cidadãos tenham uma consciência crítica sobre os problemas de escassez e das formas de poupar água.

Este projeto visa a capacitação dos utilizadores, baseada num conhecimento tecnicamente informado das opções existentes para a diminuição de consumos de água domésticos. O projeto ECH2O-AGUA vai ajudar a promover a adoção de práticas de consumo responsável e uso mais eficiente da água, em ambiente escolar, residencial e profissional, de forma sustentável.

Ao longo de 18 meses, a APRH em conjunto com os parceiros do ECH2O-AGUA, irá mobilizar “Comunidades Experimentais” diversificadas, em termos de idade e perfil socioprofissional. Estas comunidades irão testar dispositivos de redução de caudal em torneiras e chuveiros, através da análise da evolução mensal dos valores consumidos. Com base nestes valores, será calculada a respetiva Pegada Hídrica e desenvolvida uma aplicação eletrónica para telemóveis e tablets.

O projeto tem como parceiros institucionais: a Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro, Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, EPAL, LNEC, Lis-Water,  Junta de Freguesia do Lumiar, Santa Casa de Misericórdia de Lisboa – Centro Comunitário de Telheiras, Junta de Freguesia de Olivais e a Junta de Freguesia de Alvalade.

Um Único Planeta para Todos. Envolva-se!