Aqualia: “A mudança exige ouvir, conversar e, principalmente agir”

Autoria: Aqualia

A Aqualia, empresa referência na gestão da água,  é suficientemente flexível para se adaptar aos grandes desafios e definiu um rumo a seguir, assumindo um compromisso inabalável com a transição digital e a sustentabilidade

A internacionalização da empresa foi um dos mais recentes e principais feitos que marcou a empresa, acompanhada pela digitalização, que é um eixo chave no presente e no futuro da Aqualia, devido à sua estreita relação com a sustentabilidade.

Nos últimos anos, a empresa tem reforçado os aspetos ESG (Environmental, Social e Governance), através da criação do Comité de Coordenação, que trata de forma transversal as diferentes áreas da sustentabilidade – social, ambiental e de boa governança – onde a empresa atua.

Assim, o caminho para a sustentabilidade assenta na identificação dos principais riscos que afetam toda a comunidade internacional e que a Aqualia, como empresa com presença em 17 países, deve enfrentar e gerir a partir de uma visão e sob uma perspetiva internacional e, ao mesmo tempo, associada às comunidades locais.

Nesta que é a Década da Ação e, embora a visão global aponte para 2030, a incerteza instalada fez do curto prazo o único período de tempo que permite estabelecer objetivos atingíveis e reais que contribuam para a criação de valor.

As pessoas, o seu bem-estar pessoal e o seu desenvolvimento profissional são o principal objetivo do departamento de Pessoas e Cultura da Aqualia. Uma bom exemplo disso é o projeto estratégico Be Aqualia de transformação cultural que se centra nas pessoas.

A Aqualia trabalha, ainda, no desenvolvimento e implementação de tecnologias que possibilitem a otimização do rendimento das redes de distribuição de água através de soluções que garantam o abastecimento e tratamento de forma eficiente e segura, contribuindo para o desenvolvimento sustentável na gestão dos recursos hídricos.

O acesso à água é fundamental para ajudar ao desenvolvimento de algumas comunidades, mantendo a sua qualidade de vida e, inclusive, garantindo a sua sobrevivência. Consciente disto, a Aqualia adota um papel de compromisso ativo face a todos os desafios que ameaçam este direito universal.

Em linha com o compromisso da empresa de estabelecer pilares básicos de sustentabilidade nos quais trabalha e interioriza a cultura de comunicação, transparência e gestão da responsabilidade corporativa, a Aqualia elabora uma Memória de Responsabilidade Social Corporativa desde 2009.

 

*Este artigo foi incluído na edição 99 da Ambiente Magazine