Aquapor inicia operação dos sistemas de água no Alto Tâmega, Douro Norte e Douro Sul
O consórcio LUSÁGUA/CTGA, do Grupo Aquapor, iniciou este mês a operação e manutenção dos subsistemas de abastecimento de água e saneamento da Região do Douro Interior, no âmbito de um contrato celebrado com a Águas do Norte.
Com o arranque deste contrato, o consórcio assume a gestão destas infraestruturas, garantindo serviços de excelência e a aposta na sustentabilidade ambiental em toda a região.
O contrato inclui a operação diária das infraestruturas de saneamento, a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletromecânicos, a monitorização da eficiência dos sistemas, a gestão técnica das ETAR e das redes de drenagem, e a garantia da conformidade ambiental e operacional. O consórcio é ainda responsável pela inspeção e limpeza de intercetores, gestão de infraestruturas, edifícios e zonas verdes, assim como pela segurança e cibersegurança, contando para o efeito com equipas disponíveis 24h por dia.
De acordo com Catarina Sousa, COO da Aquapor, “este projeto reforça a posição da Aquapor, através Consórcio CTGA/Luságua, como operador de referência no setor de operação e manutenção de sistemas de saneamento em Portugal”. A responsável salienta ainda “o compromisso em prestar um serviço de elevada qualidade às populações, alicerçado no aumento da eficiência e da sustentabilidade ambiental”.
O contrato abrange um conjunto de subsistemas de águas residuais do Alto Tâmega, Douro Norte e Douro Sul, que integram estações de tratamento de águas residuais (ETAR), estações elevatórias (EE) e as respetivas redes de emissários gravíticos associados.