“Aqui há vida!” é o novo desafio do Programa Eco-Escolas

“Aqui há vida!” é o novo desafio do Programa Eco-Escolas

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através do Programa Eco-Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

O que precisa de saber sobre o desafio “Aqui há vida!”:

  • O desafio decorre entre o dia 1 e 8 de fevereiro.
  • O participante é desafiado a desenhar a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre e pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias.
  • O participante partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook ou instagram), através do hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas.
  • Serão premiados os melhores trabalhos que sejam submetidos na plataforma Eco-Escolas.
  • Cada escola poderá submeter até 20 trabalhos.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta. O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição.

As Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.