Arábia Saudita nunca produziu tanto petróleo

Arábia Saudita nunca produziu tanto petróleo

Categoria Ambiente, Energia

A Arábia Saudita nunca produziu tanto petróleo, noticiava hoje o Jornal de Negócios. A Arábia Saudita revelou à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que aumentou a sua produção de petróleo para um novo recorde, no mesmo dia em que o cartel anunciou esperar um aumento da procura em 2016.

O maior exportador mundial produziu 10,56 milhões de barris por dia em junho passado, superando o recorde anterior fixado em 1980. A OPEP estima que a procura pela matéria-prima aumente em 2016 face a este ano, com a recuperação do consumo e com as interrupções de produção.

O cartel espera um reequilíbrio no mercado com a quebra da produção dos produtores rivais, como os Estados Unidos, numa altura em que os preços da matéria-prima estão 46% abaixo do valor a que estavam à um ano e em que a produção norte-americana deverá atingir máximos de 45 anos.

“Uma melhoria para um mercado mais equilibrado” deverá acontecer em 2016 com o consumo a crescer a um ritmo mais rápido que a produção, prevê a OPEP. “O momento na economia mundial, especialmente nos mercados emergentes, vai contribuir ainda mais para o crescimento da procura no próximo ano”, antevê o cartel.