Arcos de Valdevez apoia criação de parque Biológico

Arcos de Valdevez apoia criação de parque Biológico

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez celebrou recentemente um protocolo com a ARDAL – Associação Regional do Desenvolvimento do Alto Lima, tendo disponibilizado 182 mil euros para apoiar a criação do Parque Biológico na Porta do Mezio, uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda Gerês.

O valor total de 480 mil euros, que visa a concretização da segunda e última fase das obras do parque, é comparticipado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 em 297 mil euros.  Este projeto pretende, sobretudo, melhorar a atratividade da Porta do Mezio e toda a região, valorizar e divulgar as várias espécies de fauna e flora existentes no Parque Nacional Peneda Gerês e divulgar a oferta de turismo de natureza.

O parque expõe, numa área com cerca de 15 hectares, junto à zona de piqueniques, uma seleção de 12 espécies animais autóctones, divididos em animais selvagens, como o caso do javali, da cabra bravia e do veado, e em animais domésticos ou de quinta, como a galinha, a ovelha e a vaca, inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica.  O parque permite a recriação do habitat natural das espécies.

Cada animal dispõe de um espaço de cercado com vegetação própria de acordo com as condicionantes naturais de habitat de cada animal. A localização dos cercados foi pensada conforme as características dos animais e do terreno.