Área de Serviço de Oeiras na A5 já tem novo hub de supercarregadores elétricos

A Área de Serviço de Oeiras, na A5, já tem disponível um novo hub de supercarregadores para veículos eléctricos. O serviço reforça a oferta da Via Verde e do Grupo Brisa na mobilidade sustentável e na melhoria da experiência dos utilizadores de veículos eléctricos. Este é também o primeiro hub com pontos de carregamento ultrarápidos da Via Verde Electric em Portugal.

O novo hub tem disponíveis 10 pontos de carregamento de alta potência (até 400kW), junto ao supermercado Lidl, na estação de serviço da A5, sentido Lisboa – Cascais, acessíveis a quem circule nos dois sentidos da via, permitindo carregamentos rápidos e eficientes – 15-25 minutos dos 10-80% -, adequados às necessidades dos utilizadores em viagens de curta e média duração, próprios de ambientes urbanos.

O projeto insere-se no plano de expansão da rede da Via Verde Electric, com o objetivo de aumentar a cobertura, a fiabilidade e a conveniência dos serviços de carregamento ao longo das principais vias nacionais. Permite também integração total com o ecossistema Via Verde já utilizado por milhões de portugueses. Os carregamentos podem também ser pagos com qualquer cartão bancário ou app de acesso e pagamento.

“O lançamento deste primeiro hub de supercarregadores reforça o compromisso da Via Verde e do Grupo Brisa com a mobilidade elétrica, facilitando a transição energética no setor dos transportes no nosso país, e contribuindo para uma mobilidade mais simples e mais sustentável. O crescimento da frota elétrica no nosso país tem sido assinalável e os esforços de disseminação da oferta de carregadores ainda se revelam insuficientes. O Grupo Brisa e a Via Verde Electric assumem assim um papel ativo para ajudar a colmatar essa necessidade”, revela Eduardo Ramos, CEO da Via Verde e Administrador Executivo do Grupo Brisa.

Estima-se que, quando funcionar em elevada capacidade, permita cerca de 50 mil carregamentos anuais.

Para a primeira metade de 2026, a Via Verde tem previsto instalar outro novo hub de supercarregadores na área de serviço da A3, na Trofa, na Área Metropolitana do Porto.