AREANATejo promove implementação de ação-piloto em 12 edifícios públicos do Alto Alentejo

A AREANATejo promove a implementação de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos em 12 edifícios públicos do Alto Alentejo. O projeto STEPPING – Apoio ao Desenvolvimento e Implementação de Contratos de Performance de Energia, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED a 85%, tem como principais objetivos o apoio ao desenvolvimento e implementação de Contratos de Performance de Energia (abordagem inovadora), o desenvolvimento de ações que conduzam à implementação das Diretivas Europeias em matéria de eficiência energética em edifícios públicos.

Coordenado pela Região de Piemonte (Itália), conta com mais oito sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Grécia, Portugal e França, de entre os quais a AREANATejo, que fará a implementação das ações previstas em 11 municípios do Alto Alentejo (Alter do Chão, Arronches, Avis, Castelo de Vide, Campo Maior, Elvas, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel).

Com vista a cumprir com os objetivos supramencionados, a AREANATejo promoveu a implementação de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos nos 12 edifícios públicos que integram o STEPPING, cujos dados estão a ser integrados em tempo real numa plataforma comum. Foi também promovida uma ação de formação para os técnicos dos municípios responsáveis pelas áreas de energia e infraestruturas, sobre as funcionalidades da plataforma e a utilização e tratamento dos vários dados disponíveis.

Em paralelo, foram desenvolvidos Diagnósticos Energéticos aos 12 edifícios, com vista a identificação dos seus padrões de consumo de energia e respetivos encargos. Como resultado principal destes Diagnósticos, foram identificadas 61 medidas de melhoria da eficiência energética que se centram essencialmente em cinco áreas principais:
1) Produção de águas quentes sanitárias através da utilização de energias renováveis (biomassa);
2) melhoria dos sistemas de AVAC;
3) Instalação de baterias de condensadores por forma compensar o fator de potência;
4) Instalação de sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo;
5) Melhoria dos sistemas de iluminação. Com um investimento global de cerca de 630.000 euros, a implementação destas medidas permitirá obter uma significativa redução do consumo de energia o que se traduz numa redução anual de aproximadamente 172.000 euros, apresentando um período de retorno simples de 3,7 anos (sem financiamento).

A AREANATejo encontra-se a desenvolver a próxima fase do STEPPING, que consiste no desenvolvimento de um Plano de Investimentos, suportado pelos resultados dos Diagnósticos Energéticos. Esta ferramenta servirá de base aos Municípios para a preparação dos procedimentos associados à eventual celebração de um Contrato de Performance de Energia ou para a captação de outras fontes de financiamento para suporte à implementação das medidas identificadas.

A próxima reunião de coordenação do STEPPING decorrerá em Elvas, nos próximos dias 25 e 26 de outubro de 2018, sendo que a organização ficará a cargo da AREANATejo, com o devido apoio do município de Elvas.