Arrancou a 3ª fase da Campanha “Compostagem Lá em Casa”

Arrancou a 3ª fase da Campanha “Compostagem Lá em Casa”

Categoria Ambiente, Resíduos

Depois do sucesso das duas primeiras fases com 97 ações de formação de Compostagem Caseira e 1494 compostores entregues – num total de 12 500 compostores entregues desde 2007 – aos cidadãos dos oito municípios, a Lipor iniciou esta semana a 3ª fase do projeto “Compostagem Lá em Casa”.

No âmbito deste projeto serão dinamizadas, também, diversas “Ações de Rua”. Amanhã, dia 11 no Miramaia Shopping, a partir das 17h; no dia 16, no Trindade Shopping: a partir das 17h; e, nos dias 21 e 22, no Maia Shopping. Este projeto é totalmente gratuito para os participantes, quer os cursos de formação, quer, inclusive, os compostores distribuídos.

A par da entrega dos compostores são ainda ministradas ações de formação de Compostagem Caseira, transmitindo os princípios básicos desta técnica simples de aproveitamento dos resíduos orgânicos.

O “Terra à Terra” é um projeto da Lipor que pretende que os cidadãos residentes na sua área de intervenção (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) valorizem os seus resíduos orgânicos (alimentares e de jardim) nas suas habitações, reduzindo os custos com a sua recolha, transporte e tratamento centralizado, bem como as respetivas emissões dos gases com efeito de estufa.

O programa incentiva ainda a utilização de composto orgânico em alternativa aos químicos de síntese. O composto atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).

Os cidadãos que vivam em casa com jardim num dos municípios da Lipor podem ter o seu compostor gratuitamente. Para tal, basta inscreverem-se no projeto e frequentar o workshop de Compostagem Caseira (gratuito).