Arrancou a segunda época de reintrodução do lince ibérico

by Inês Gromicho | 26 Janeiro 2016 12:37

A proteção do lince ibérico avançou ontem para uma nova fase. Com o início da segunda época do projeto Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal foram introduzidos três novos espécimes na Herdade das Romeiras, no concelho de Mértola, avança o jornal Público.

Localizado em São João dos Caldeireiros, este habitat vai receber duas fêmeas, Myrtilis e Mirandilla e um macho, Monfragüe. As fêmeas serão postas, num primeiro momento, num cercado de adaptação de forma a garantir uma devolução sustentável à natureza. Ambas nascidas em 2014, a primeira vem do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Cativeiro de Silves, ao passo que a segunda vem do Centro de Reprodução em Cativeiro La Olivilla, em Espanha.

Monfragüe, o único macho a ser reintroduzido nesta primeira fase da nova época, também nasceu no centro espanhol em 2014. Para ele, a reintrodução na natureza será feita de forma direta.

A introdução destes três espécimes alarga ao número de linces ibéricos portugueses de nove para 12, aos quais se juntam também dois linces espanhóis.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/arrancou-a-segunda-epoca-de-reintroducao-do-lince-iberico/