“As energias renováveis são o instrumento essencial para a descarbonização e melhoria da eficiência energética”, defende ADENE

by Cristiana Macedo | 13 Abril 2021 14:56

Nelson Lage, presidente da ADENE (Agência para a Energia), foi um dos convidados da Audiência Pública sobre “Descarbonização do Sistema Energético” promovida pela Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu.

Na sua intervenção, o presidente da ADENE destacou que a “descarbonização do setor elétrico é hoje uma das prioridades de Portugal e da União Europeia e, neste caminho ambicioso, as energias renováveis são o instrumento essencial para a descarbonização e melhoria da eficiência energética”, lê-se num comunicado de impressa.

Para a Europa atingir a neutralidade carbónica, a ADENE considera ser crucial uma “descarbonização do sistema elétrico, mas este deve ser um processo justo para todos os cidadãos, não deixando ninguém para trás”, refere o mesmo comunicado, divulgado pela Agência.

Nelson Lage lembrou que “as novas políticas energéticas devem destacar o papel dos consumidores assumindo múltiplas dimensões: autoconsumidores, gestores do lado da demanda, clientes ativos e participantes da comunidade de energia renovável”.

Para garantir o sucesso da participação ativa dos cidadãos no sistema energético, estes “precisam de ser capacitados por meio de informação, literacia, orientação técnica e financeira”, disse o presidente da ADENE, destacando “o papel das agências de energia nacionais, regionais e locais para sensibilizar e informar os consumidores e contribuir para a sua participação ativa no sistema energético”.

Em Portugal, a ADENE aposta neste importante objetivo através das suas campanhas de sensibilização, promovendo a literacia energética e fornecendo orientação técnica e qualificação para profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade mais qualificada.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/as-energias-renovaveis-sao-o-instrumento-essencial-para-a-descarbonizacao-e-melhoria-da-eficiencia-energetica-defende-adene/