ASPEA lança campanha de apelo à monitorização dos troços de rios a nível nacional através do “Projeto Rios”

ASPEA lança campanha de apelo à monitorização dos troços de rios a nível nacional através do “Projeto Rios”

Categoria Águas, Ambiente

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) lança a campanha de outono do “Projeto Rios”, que vai decorrer de 22 de setembro a 15 de novembro, em todo o território nacional, com o objetivo de apelar a todos os grupos do “Projeto Rios”, adotantes de um troço de rio, que realizem as suas saídas de monitorização de outono.

De acordo com as ASPEA, os grupos já inscritos no “Projeto Rios”, que atuam no âmbito nacional, devem fazer duas monitorizações do seu troço de rio por ano: “na primavera e no outono”. Este ano, a monitorização de outono inicia-se no primeiro dia da estação, e pretende levar a cabo todas as avaliações e análises sobre o estado do rio e do meio envolvente, refere a associação.

“Além da monitorização desta época do ano, pedimos também aos grupos do “Projeto Rios” que nos enviem os dados, através do formulário na aplicação survey123. O envio da informação das saídas de campo é muito importante, uma vez que nos vai permitir obter informação acerca da evolução do estado dos troços adotados, aquando das monitorizações. De igual forma, permite atualizar a base de dados relativa ao estado dos diferentes rios e ribeiras”, afirma Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

O “Projeto Rios” visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procu- rando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Diretiva Quadro da Água. A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral.