ASPEA na COP21 com Agência Jovem de Notícias

ASPEA na COP21 com Agência Jovem de Notícias

A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental está a participar na COP21, em Paris, integrando várias atividades, tais como a equipa da Agência Jovem de Notícias, que envolve cerca de 30 jovens de 11 países com o objetivo de fazer uma cobertura noticiosa do evento, e partilhar diferentes experiências nas atividades aí promovidas.

A Agência Jovem de Notícias é um movimento internacional colaborativo de educomunicação coordenado por Paulo Lima, do Brasil, com sede em Itália. A ASPEA integrou este movimento em maio de 2015, no âmbito da Conferência Europeia de Jovens pelo Ambiente, enquadrada pelo projeto “Vamos Cuidar do Planeta”, coordenado pela Associação Francesa Monde Pluriel, que tem como presidente Delphine Astier.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, e Laura Gonzalez, do secretariado Nacional e coordenadora de projetos para a juventude, participam nos trabalhos da COP21 em articulação com jovens portugueses que não puderam estar presentes por questões de regras de segurança, mas que têm vindo a colaborara neste movimento.

Para Joaquim Ramos Pinto, a experiência que está a ser adquirida nesta conferência ajudará a reforçar o papel da ASPEA junto dos jovens portugueses na organização de uma conferência Nacional de Jovens pelo Ambiente a decorrer em 2016, onde, através de vários programas de educação ambiental, se pretende contribuir para uma ação política dos jovens na tomada de decisões ao nível local e nacional.

Os Estatutos da ASPEA prevêm um Conselho Consultivo da Juventude que será implementado, como prioridade, no Plano Atividades de 2016.