ASPEA organiza exposição “Rios em movimento: nem tudo o que vem à rede é peixe”

by Inês Gromicho | 4 Fevereiro 2019 10:28

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), com o apoio da AveiroArte e da Escola Profissional de Aveiro, organizou a primeira instalação artística ambiental na Galeria Morgados da Pedricosa, que está patente desde ontem, dia 3, até 23 de fevereiro.

Esta exposição pretende alertar para a problemática dos resíduos nos nossos cursos de água. Através dos elementos desta exposição procura-se dar a conhecer as mudanças ocorridas na natureza, em resultado da ação humana.

No âmbito da campanha nacional «Rios em Movimento», promovida pelo Projeto Rios, coordenado, em Portugal, pela ASPEA, foi criada uma instalação artística com um grupo de estudantes e de artistas que se juntaram para a criação de obras de arte usando os resíduos recolhidos na campanha “Rios em movimento” com o propósito de alertar para a problemática dos resíduos nos rios e ribeiras.

O foco desta exposição é alertar para a poluição ambiental dos rios e para a conservação e proteção dos ecossistemas ribeirinhos. Utilizando os resíduos retirados dos rios e ribeiras, realizou-se uma separação por categoria, a fim de criar uma paisagem homogénea representada por elementos artificiais que se assemelham a organismos vivos pertencentes à natureza. A intenção é que esta estética artificial, composta por um cenário no qual se naturaliza a paisagem poluída, leve à reflexão e à inquietação do público.

No decorrer da residência artística com estudantes e artistas foram criadas oito peças, as mesmas que serão expostas na galeria Morgados da Pedricosa e que, também, estarão disponíveis para requisição.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/aspea-organiza-exposicao-rios-em-movimento-nem-tudo-o-que-vem-a-rede-e-peixe/