ASPEA promove concurso educativo sobre “A qualidade do AR que respiramos”

O projeto MAPEAR (Mapeamento ambiental colaborativo da qualidade do ar e ruído) é um projeto de Educação Ambiental, de âmbito nacional, coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), financiado pelo Fundo Ambiental 2020.

A ASPEA, através do projeto MAPEAR, em parceria com o Programa Eco-Escolas, promove o concurso de projetos de intervenção na comunidade educativa sobre o tema “A qualidade do AR que respiramos”. De acordo com a associação, os objetivos do projeto são: Promover iniciativas de intervenção na comunidade educativa no que diz respeito à qualidade do ar; Contribuir para o aumento da consciência ambiental na área dos impactes da poluição atmosférica nas comunidades educativas e espaços urbanos onde a escola se insere; Promover a criatividade, espírito empreendedor e a tomada de decisão e influência na formulação de políticas públicas através do exercício dos direitos e instrumentos de participação pública por parte dos jovens e da comunidade educativa.

O concurso é destinado a alunos do Ensino Básico, Secundário e Universitário. De acordo com a ASPEA, os alunos poderão participar individualmente ou em grupo. Os alunos do ensino básico e secundário deverão ter o acompanhamento de, pelo menos, um professor, pelo que os trabalhos submetidos a concurso serão avaliados para a atribuição de um prémio à respetiva escola para implementação do projeto. No caso dos alunos do ensino superior o prémio será atribuído ao responsável pelo projeto, com o compromisso de apresentação das faturas de despesa relativas à sua implementação.

Os Prémios:

  • 1º prémio – 1000 euros
  • 2º prémio – 500 euros
  • 3º prémio – 300 euros em vale de compras para a implementação dos projetos

Data limite da submissão: 18 de dezembro de 2020 às 23h59 (horas de Portugal Continental).

Para mais informações consulte o regulamento aqui.