Associação Campo Aberto apela para a participação da Marcha Mundial pelo Clima no Porto

Associação Campo Aberto apela para a participação da Marcha Mundial pelo Clima no Porto

Categoria Advisor, Agenda

A Associação de Defesa do Ambiente, Campo Aberto, apela a presença de todos para uma marcha, que faz parte de uma mobilização internacional e que irá ocorrer em vários países –  França, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos, Itália, Suécia e Japão – no dia 8 de Dezembro de 2018.

Segundo a nota enviada, todos participantes vão concentrar-se durante uma hora na Rua de Santa Catarina, junto à Capela das Almas. Haverá uma marcha pacífica pela cidade até à praça da Batalha, com algumas paragens para se partilhar a informação.

No dia da marcha (8 de dezembro) irá estar a decorrer na Polónia o COP24, no qual os chefes de Estado e de Governo irão reunir-se para finalizar as regras de implementação do Acordo de Paris. “A verdade é que as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris no COP21 não são acatadas por nenhum dos países aderentes. Mais: os compromissos assumidos, mesmo que respeitados, não são suficientes. A sua implementação levará sempre a um aquecimento global superior a 3°C”, lê-se na nota.

O último relatório do IPCC confirma, segundo a Associação de Defesa do Ambiente “de forma tímida, o que a comunidade cientifica já sabia. Caminhamos para uma catástrofe e temos até 2030 para a contornar”.

“Que os nossos representantes nacionais e europeus saibam que esta marcha é apenas o início. Em Lisboa, no Porto e em muitas outras cidades pelo mundo, agora e no futuro, lutaremos pelo ambiente”.