Associação Cidadãos de Esposende apresenta proposta para instalação de postos de carregamento a custo zero

A Associação Cidadãos de Esposende enviou ao presidente da câmara, Benjamim Pereira, uma proposta para a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos com custo zero para a autarquia. A iniciativa acontece na sequência de uma solicitação que já tinha sido enviada no passado dia 3 de março, quando a Associação pediu ao presidente da câmara municipal de Esposende urgência na colocação de postos de carregamento rápido para veículos elétricos no concelho.

Custo zero

Não obtendo resposta, a Associação foi mais longe e contactou diferentes empresas do setor no sentido de apurar se seria possível colocar postos em Esposende sem necessidade de grandes investimentos. Depois de encetar vários contactos, surgiu a proposta de instalação de postos em Esposende a custo zero. Uma empresa nacional está disposta a colocar no concelho vários postos de carregamento para veículos elétricos sem que seja necessário a autarquia dirigida por Benjamim Pereira despender qualquer valor. Na nova proposta enviada ao presidente, apenas lhe é pedido um espaço para que seja possível colocar os tais postos que o concelho necessita.

Carregamento elétrico em direção ao futuro

Para os responsáveis da Associação, não se vislumbra uma resposta que não seja a cedência de um ou vários espaços no concelho para que a empresa inicie de imediato a sua instalação. A Associação acredita que a proposta terá acolhimento positivo já que o próprio presidente reconheceu recentemente a importância destes postos referindo “é necessário que os Municípios invistam em postos de carregamento elétricos”.

A Associação esclareceu que a mesma proposta é valida para as empresas do concelho. Ou seja, qualquer empresa que pretenda instalar no seu espaço um posto de carregamento para veículos elétricos pode fazer desde que seja garantida a acessibilidade pública, sendo neste caso necessário autorização do município para a sua instalação – que certamente, e pensando na melhoria das condições locais, não deverá dificultar os pedidos realizados.