Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal tem nova direção

Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal tem nova direção

Categoria Ambiente, Florestas

engenheiro florestal Miguel Serrão foi eleito na passada sexta-feira, dia 19, presidente da Associação Nacional dos Engenheiros e Técnicos do Sector Florestal (ANESF) durante uma Assembleia Geral que ocorreu em Vila Real. O anúncio vem numa altura em que a ANESF pretende propor ao Governo e às autarquias desenvolver um trabalho conjunto no âmbito do setor florestal, garantindo o ordenamento e gestão do território e a segurança efetiva das populações.

Em comunicado, a direção refere que “os incêndios que assolaram o país em 2017 são a prova do importante papel que os engenheiros e técnicos florestais têm a desempenhar em Portugal”. “Infelizmente há ainda muitos atos e decisões que são tomadas por quem não possui conhecimentos nem habilitações adequadas para o efeito”, reconhece.

Por sua vez, Miguel Serrão afirmou que “a floresta é um assunto demasiado importante para o equilíbrio do território, economia do país e segurança dos cidadãos, para estar condicionada por políticas que mudam ao sabor de ventos mediáticos e interesses económicos ilegítimos, por pressão de lobbies e políticas partidárias. A engenharia e a ciência têm que estar na base da maioria das decisões”. “Uma floresta demora décadas a desenvolver-se e obriga a compromissos geracionais. Esta realidade não é compatível com decisões pensadas para ciclos eleitorais de quatro anos”, reforça.

*Foto de Lusa