Asus quer reciclar 20% do seu lixo eletrónico até 2025

Asus quer reciclar 20% do seu lixo eletrónico até 2025

Categoria Advisor, Empresas

No âmbito da sua estratégia ambiental, a Asus tem como objetivo, reciclar 20% do seu lixo eletrónico global (e-waste) até 2025.

“Todos os dias, este tipo de desperdício nocivo é colocado em aterros um pouco por todo o mundo e a Organização Mundial de Saúde deu a conhecer recentemente as sérias consequências prejudiciais para a saúde e o meio-ambiente se não se alterar a forma como gerimos o lixo eletrónico”, salienta a empresa em comunicado.

Atualmente, a empresa sediada em Taiwan, conta com joint ventures em 14 países, que representam 70% do seu negócio global, com parceiros locais qualificados para reciclagem que ajudam a reciclar o lixo eletrónico. Em 2016 a marca reciclou perto de 11 milhões de quilos de lixo eletrónico. Este valor significa um rácio de recuperação de 12,2% de todos os produtos vendidos. Além de melhorar os índices de sustentabilidade, a reciclagem do lixo eletrónico cria ainda oportunidades de negócio ao acrescentar valor aos materiais reciclados.

Programa de reciclagem na Índia
No passado mês de maio, a empresa estabeleceu operações de reciclagem na Índia. Ao todo, foram abertos 40 diferentes pontos de recolha para reciclagem em todo o país, oferecendo serviços de reciclagem como levantamento gratuito no local e uma linha de atendimento concebida para assuntos relacionados com reciclagem.

Como parte do compromisso Individual Producer Responsibility (IPR) — um conceito que coloca a responsabilidade pela reciclagem dos produtos no fabricante, assim que sejam recolhidos – a Asus assegurou que todos os seus programas de reciclagem em mercados chave como Europa, América do Norte, China, Taiwan e Japão foram aprovados pelos governos locais ou respondem a standards internacionais para a gestão e reciclagem de lixo eletrónico, como seja o Responsible Recycling (R2) Certification Program da EPA ou a Basel Action Network e-Stewards Initiative. Os programas de reciclagem da ASUS oferecem ainda serviços como a recolha gratuita e o tratamento do lixo.