Atraso na recolha deixa lixo amontoado em Arouca

Atraso na recolha deixa lixo amontoado em Arouca

Categoria Ambiente, Resíduos

A recolha tardia dos resíduos domésticos em Arouca está a deixar os contentores a abarrotar e o lixo amontoado pelo chão. As imagens dos resíduos espalhados e de animais, inclusive vacas de raça arouquesa, a alimentarem-se do lixo, já chegaram às redes sociais, avança o Jornal de Notícias.

Os sociais-democratas, que denunciaram a situação em comunicado, insistem que esta não se trata de uma falha isolada. A situação da insalubridade é visível em várias zonas do município. “Há montes de lixo com um cheiro nauseabundo, enxameados de moscas e com animais a alimentarem-se do mesmo, fazendo lembrar um país do Terceiro Mundo”, acusa a oposição, considerando que estes casos revelam uma “constrangedora incompetência e uma gravíssima irresponsabilidade da Câmara incapaz de encontrar uma solução válida para um serviço de primeiro necessidade”.

José Artur Neves, reconhece a “falha” da empresa responsável pela recolha de lixo. “A empresa prestadora do serviço já teve duas ou três falhas. Se voltar a acontecer, suspenderemos o contrato, como aconteceu com a empresa anterior”, ameaçou o autarca. Aliás, já foi dada ordem “imediata”, para que, se houver novo incumprimento, seja requisitado um serviço “extra” e apresentados os custos à empresa.

No entanto, o socialista condena a atitude do PSD por estar a contribuir para “denegrir” o concelho. “Foi um problema pontual, que nada tem a ver com a qualidade ambiental de Arouca, elogiado pela limpeza e pelos espaços públicos”, garante.