Auchan cria Comité de Crise para uma maior poupança no consumo de energia

A Auchan acaba de criar um Comité de Crise para a Gestão Energética que visa identificar iniciativas que contribuam para uma maior poupança no consumo de energia. No passado mês de setembro a retalhista implementou um conjunto de novas medidas que se juntaram às práticas da empresa.

“Atualmente, 100% da energia consumida é proveniente de fontes renováveis, através da compra de energia verde com certificado de origem”, assinala a Auchan, num comunicado, lembrando que, “nos últimos 10 anos, reduziu o seu consumo de eletricidade em 33% por metro quadrado de área de venda”.

Ao longo dos anos, a retalhista tem vindo a promover um conjunto de medidas para reduzir o consumo energético, como é o caso do  “investimento em sistemas de climatização e de frio novos e mais eficientes”; o “fecho dos móveis de frio com portas”; a “iluminação LED”; a “gestão técnica centralizada (frio, climatização, iluminação e instalações elétricas)” e o “sistema de monitorização de consumos”.

Em setembro a empresa identificou e implementou iniciativas adicionais para os diferentes mercados das lojas. “Na Padaria, Pastelaria e Gastronomia, ações como ligar os fornos até 20 minutos antes das fornadas; desligar os fornos e a extração entre fornadas ou desligar, ao final do dia, os equipamentos de apoio à produção (máquinas de embalar/selar, rádios, carregadores, balanças de aferição de peso, máquina de café) vão permitir uma redução efetiva da fatura de consumo energético”, lê-se no mesmo comunicado.

Este tipo de medidas estendem-se aos escritórios e áreas de venda, onde diligências como o controlo de iluminação através de sensores de presença, a climatização das salas de reuniões/formação, a regulação da temperatura no inverno e no verão e a colocação dos equipamentos em off mode no final da atividade/operação vão garantir um consumo mais sustentável.

“Desde janeiro de 2021, a energia adquirida pela Auchan Retail Portugal é 100% verde, privilegiando, de forma clara, a utilização de energias renováveis”, afirma Paulo Monteiro, diretor de Responsabilidade Social e Corporativa da Auchan Retail Portugal, acrescentando que “no futuro continuaremos a trilhar o caminho da certificação, seja por vias do alargamento da ISO 14001, a um maior volume de lojas, seja avaliando a pertinência da Certificação ISO 50001 em gestão de energia – já em vigor  no hipermercado Auchan de Setúbal -, entre outras medidas que revelam o empenho da empresa no caminho da transição energética”.

De acordo com a Auchan, todas estas ações são acompanhadas de rigorosos processos de monitorização por equipas locais de manutenção que garantem a concretização das boas práticas definidas para eliminar o desperdício de energia, em particular nos espaços comerciais. A aposta na formação dos colaboradores é outra das formas de contribuir para o sucesso destas iniciativas e, para tal, a formação em ‘Gestão Ambiental’, em formato e-learning, é obrigatória para todos os que ingressam na empresa, sendo depois repetida a cada 2 anos.

A sede da Auchan, em Paço de Arcos, inaugurada em 2020, já dispõe de painéis fotovoltaicos  na cobertura do estacionamento e de controlo e gestão de iluminação e temperatura automatizados, reforçados pela estrutura de lâminas exteriores e estores de rolo, que ajudam a controlar a incidência direta de luz e a reduzir o consumo energético.

A retalhista está ainda a equipar progressivamente as suas instalações com painéis de produção solar, nomeadamente nas gasolineiras, hipermercados e parques de estacionamento de lojas.