Auchan já reutilizou 130 toneladas de plástico separado nas suas lojas para produzir saco Eco Circular

A Auchan Retail Portugal já reutilizou 130 toneladas de plástico separado nas lojas para produzir o saco Eco Circular, utilizado nas compras online. Lançado no ano passado, este saco reutilizável, é 100% de origem reciclada e 100% reciclável no fim de vida, e no processo de produção não são usadas matérias novas, nem pigmentos corantes, de forma a reduzir o desperdício e a permitir uma maior poupança de recursos, assegura a empresa.

Esta é uma das seis opções que a Auchan disponibiliza para reduzir o plástico de utilização única, a par, por exemplo, dos sacos de rede reutilizáveis para frutas e verduras e dos sacos 100% algodão, e que é também uma alternativa aos sacos de caixa que passaram a ser obrigatoriamente cobrados desde o início do mês. Desde então, os clientes passaram também a poder utilizar as suas próprias embalagens reutilizáveis, em todas as lojas Auchan, para transportar os produtos vendidos nos balcões de produtos frescos com venda assistida: gastronomia, queijaria, charcutaria, pastelaria, talho e peixaria, lê-se num comunicado.

A empresa vinha já a implementar um conjunto de alternativas de combate ao plástico descartável nas lojas, como a introdução de cotonetes com paus de papel nos produtos de marca própria; soluções de fraldas reutilizáveis; aumento do número de referências disponíveis no formato ‘avulso’; e o fim da venda, desde 15 de maio de 2020, de artigos descartáveis de plástico de utilização única, como pratos, copos, talheres e palhinhas.

De acordo com a Auchan, também, no espaço da gastronomia, toda a loiça de plástico foi substituída por loiça reutilizável.

No plano de negócios para 2022, além da luta contra a poluição por plásticos, a Auchan definiu dois grandes objetivos: “tornar 100% das embalagens de marca própria reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e eliminar, na medida do possível, as embalagens de plástico nas secções de produtos frescos, frutas e legumes e consumíveis na zona de restauração e cafetaria”.