Auchan lança alternativa ecológica aos sacos de plástico para frutas e legumes

Auchan lança alternativa ecológica aos sacos de plástico para frutas e legumes

Amanhã, 3 de julho, celebra-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico e, no sentido de reduzir o desperdício e acabar com os plásticos de uso único, a Auchan acaba de lançar uma alternativa sustentável aos sacos de plástico tradicionais para frutas e legumes: novos sacos de poliéster reutilizáveis, laváveis, mais resistentes, duráveis e funcionais.

O projeto piloto encontra-se a decorrer no Jumbo de Cascais. Com um formato semelhante a uma rede, para deixar os alimentos respirar, estes sacos podem facilmente ser usados para guardar os alimentos dentro do frigorífico ou para os transportar dentro de uma bolsa maior. Em cada saco, poderão ser colocadas até quatro referências de produtos, entre legumes e frutas, de forma a permitir uma ainda maior maximização destes recipientes. Estão à venda na seção das frutas e legumes, num pack de três, com um custo de 2,45€.

Para além desta nova solução, na loja de Cascais, os tradicionais sacos de plástico continuarão a ser disponibilizados, mas passa a ser possível colocar até quatro tipo de produtos em cada saco. Para isso, os clientes apenas terão que pesar separadamente cada referência de produto e colocar as várias etiquetas no mesmo saco. Por outro lado, também aqueles que quiserem levar o seu próprio saco de casa o poderão fazer. Desta forma, pretende-se reduzir o uso de plásticos de uso único.

Rita Cruz, gestora de Sustentabilidade e Ambiente da Auchan Retail Portugal, sublinha: “A sustentabilidade e a promoção da economia circular são temas estratégicos para a Auchan. Neste âmbito, fomos a primeira insígnia a incentivar o cliente a usar embalagens reutilizáveis nas suas compras e temos já vários produtos de venda avulso. No caso desta medida concreta, estimamos que possa ter um potencial de redução de 67 toneladas de plástico, por ano, caso tenha plena aceitação por parte dos nossos clientes. Neste âmbito, queremos continuar a inovar e a trazer alternativas mais sustentáveis para todos.”

Para além destas duas soluções especificamente para fruta e verduras, a Auchan aproveitou a data para lançar também, em todas as lojas, um novo tipo de saco ecológico para as compras, num material mais resistente, durável e maleável, o chamado “tecido não tecido”.

Desde 2008, a Auchan tem inúmeras alternativas aos tradicionais sacos de plástico, como por exemplo sacos de papel, sacos alcofa reutilizáveis, sacos com 80% de plástico reciclado, bolsa dobrável, trolleys, sacos reutilizáveis para garrafas de vinho, entre 36 opções disponíveis.

Por outro lado, a empresa aposta também em integrar material reciclado nos sacos existentes. Assim, os sacos de plástico atuais são feitos com 80% de material reciclado e 100% recicláveis. Os sacos de papel são feitos de material 30% reciclado e a percentagem de fibra virgem é de origem sustentável. Para além disso, tem em vigor um programa de gestão de resíduos interno, que lhe permite ter uma taxa de reciclagem de 92%.