Autarquia do Barreiro junta mais de 700 alunos com o compromisso de preservar a água

Autarquia do Barreiro junta mais de 700 alunos com o compromisso de preservar a água

O Largo do Mercado Municipal 1.º de Maio, no Barreiro, encheu-se na passada sexta-feira, dia 7 de abril, de música e animação com a iniciativa “Guardiões da Água”. Cerca de 700 alunos do pré-escolar do concelho assumiram, com a vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos da autarquia, o seguinte compromisso: “Nós somos guardiões da água e não vamos deixar que outros façam mal ao nosso bem mais precioso que é a água”.

Sofia Martins, citada em nota de imprensa, deu as boas-vindas aos alunos e salientou a importância da água. “É um bem que vale ouro porque é essencial à vida”, referiu a autarca, ensinado aos alunos algumas dicas para poupar água.

“Guardiões da Água” é um projeto da autarquia dirigido ao Pré–Escolar, que pretende sensibilizar as crianças para os deveres de cidadania com a água, um recurso. Um técnico do município fez, nas salas do pré-escolar, uma apresentação do tema e a cada criança foi oferecida uma T-shirt com o logótipo dos Guardiões da Água, sendo que todos a usaram no dia 7 de abril, na festa conjunta, no largo do Mercado 1.º Maio, que contou com uma aula de ginástica, insufláveis, animação pela Companhia XPTO, entre outras atividades.

Esta iniciativa, inserida nas comemorações dos 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro realizou-se precisamente no dia em que, há 80 anos, no dia 7 de abril de 1937, entrou em funcionamento este serviço, com origem em Coina. Três anos depois, em 1940, o abastecimento de água chegava a Palhais e ao Lavradio e, em 1945, a Santo António da Charneca. Em 1960 chega a Coina e em 1985 atingem-se os 100% de cobertura da rede de abastecimento de água.

Participaram na iniciativa alunos dos Jardins-de- Infância “O Comboio”, “Voz do Operário”, “Os Reguilas”, “Catica”, “CASP”, “Cantinho Alegre da Infância”, Bairro 25 de Abril, Telha Nova 1 e “O Início”.