Autocarro elétrico da Caetanobus está na Madeira e Porto Santo

Autocarro elétrico da Caetanobus está na Madeira e Porto Santo

Categoria Ambiente, Energia

O autocarro elétrico e.City Gold da Caetanobus está na Região da Madeira para demonstração da tecnologia elétrica nos serviços de transporte de passageiros. A operação de demonstração decorrerá durante todo o mês de dezembro, ao serviço de três operadores de transportes públicos: a Horários do Funchal e a SAM, na Madeira, e a Moinho, no Porto Santo.

O e.City Gold é o novo autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto. É um autocarro que se diferencia por um consumo de energia mais eficiente que os autocarros convencionais com motor a gasóleo e pela a ausência de emissões poluentes locais e de ruído.

Este autocarro já esteve em demonstração em várias cidades portuguesas, designadamente Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Aveiro e Cascais, indo de seguida para a Suíça, onde permanecerá durante seis meses. Na Madeira, o autocarro vai operar num tipo diferente de relevo ao que até agora foi testado, dadas as caraterísticas particulares do nosso território, sendo este um exercício importante para a avaliação da introdução da tecnologia elétrica nas frotas de transportes públicos de passageiros na Região.

A mobilidade elétrica vem dar uma resposta fundamental à necessidade de reduzir os impactes dos transportes no ambiente e na saúde pública, através da redução da poluição atmosférica e sonora nos centros das cidades. Vem igualmente dar um forte contributo ao aumento da produção de energia elétrica através de fontes renováveis, nomeadamente através dos carregamentos das baterias durante a noite, período em que a introdução de energias renováveis é mais favorável, tornando a energia elétrica mais limpa.

Na Madeira, a mobilidade elétrica de veículos ligeiros em empresas e particulares, tem tido um crescimento importante nos últimos anos, estando neste momento próximo dos 200 veículos comercializados. A introdução de veículos elétricos nos transportes coletivos está dependente da oferta existente no mercado e também da análise da viabilidade de circulação na nossa estrutura rodoviária.

O exercício de demonstração do e.City Gold desenvolve-se no âmbito do Projeto Civitas Destinations, cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020, e conta com a organização da AREAM, em parceria com o Governo Regional, a Horários do Funchal, a SAM, a Moinho, a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Grupo Sousa, com a cedência do autocarro pela Caetanobus.

O autocarro elétrico estará ao serviço dos operadores de transportes públicos, nos seguintes dias:
SAM– De 1 a 9 de dezembro de 2017, no Funchal e Machico;
Moinho– De 11 a 16 de dezembro de 2017, no Porto Santo;
Horários do Funchal– De 17 a 31 de dezembro de 2017, no Funchal.