AVALER debate Valorização Energética de Resíduos no contexto da Transição Energética e da Economia Circular

AVALER debate Valorização Energética de Resíduos no contexto da Transição Energética e da Economia Circular

Categoria Ambiente, Resíduos

Realizou-se no passado dia 2 de dezembro uma Conferência, organizada pela AVALER – Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos, da qual a Lipor é associada, subordinada ao tema “A Valorização Energética de Resíduos no contexto da Transição Energética e da Economia Circular. Contributos para os Decisores”, no Auditório da Sociedade Abreu Advogados, em Lisboa.

Esta Conferência, sinalizou os 20 anos da valorização energética de resíduos em Portugal, período durante o qual mais de 20 milhões de toneladas de resíduos urbanos foram desviados de aterro sanitário e transformados em energia elétrica sustentável, dando assim um indelével contributo para a descarbonização do setor da gestão de resíduos urbanos em Portugal.

O setor da valorização energética de resíduos, além de sinalizar a data, pretendeu refletir sobre o seu contributo para o futuro, nomeadamente para as ambiciosas metas de reciclagem e desvio de aterro, da Economia Circular, e de descarbonização do sistema energético.

Foram oradores o presidente da Direção da AVALER e presidente do Conselho de Administração da Lipor e da Câmara Municipal de Póvoa do Varzim, Eng. Aires Pereira e o Dr. José Eduardo Martins, na qualidade de anfitrião e especialista em Direito do setor. Seguiu-se uma apresentação pelo Professor Jorge Vasconcelos sobre as transformações em curso no setor da energia e a sua relação com a valorização energética de resíduos.

Seguiu-se uma mesa redonda moderada pelo Eng. Tomás Serra, Vogal executivo da Valorsul, onde intervieram o Eng. Feliz Mil-Homens, com a visão nacional do setor, António Orrego, apresentando a situação em Espanha e Lighea Speziale, da CEWEP, caracterizando a situação atual europeia.

Após debate, o conjunto de apresentações foi encerrado por João Esteves, project manager da Scanmetals, uma empresa inglesa especializada na recuperação de metais não ferrosos para reciclagem,  a partir das escórias de incineração de resíduos, que apresentou as últimas tecnologias nessa área.

Finalmente, na Sessão de Encerramento, o Doutor Nuno Lacasta, da Agência Portuguesa do Ambiente, reafirmou o importante papel da Valorização Energética num contexto de gestão integrada de resíduos, alertando, ao mesmo tempo para o problema de Portugal não conseguir atingir em 2020 as Metas a que se comprometeu. Enfatizou ainda a urgência de se desenvolver muito mais a valorização dos biorresíduos, pelo que importantes medidas se tomarão, brevemente, neste domínio.

Para mais informações, consulte o Portal da AVALER: http://www.avaler.pt/