Aveiro promove 4ª edição do TechDays

Aveiro promove 4ª edição do TechDays

De 11 a 13 de outubro, Aveiro acolhe a 4ª edição do TechDays, evento onde são esperados cerca de 140 expositores e mais de 10 mil visitantes. A feira direcionada para a área das tecnologias de informação, constitui-se como uma das principais iniciativas da cidade que pretende assumir-se no contexto das smart cities.

O evento foi motivo de destaque no stand da Câmara Municipal de Aveiro, que participou na edição de 2018 da Portugal Smartcities Summit by Green Business Week, que decorreu recentemente em Lisboa.

Em declarações à Ambiente Magazine, Artur Salvador, técnico municipal da Câmara de Aveiro, destacou a componente tecnológica que envolve o TechDays, evento que “junta empresas, investigadores e público em geral”.

“É uma ponte entre tudo o que de bom se faz na área da tecnologia e os diversos agentes do setor. Pretende-se gerar um ambiente natural para que as soluções sejam criadas e adaptadas às reais necessidades das empresas”, sintetiza o responsável.

Tecnologia para cidades mais inteligentes
O evento, destacado pela autarquia, é uma mostra do trabalho que tem sido desenvolvido em Aveiro, cidade que quer “fazer um caminho de base sustentável”, para no futuro se tornar numa chamada smart city.

A perspetiva é de Artur Salvador, que realça a “tendência muito forte da tecnologia que acompanhe a dinâmica das cidades”. “Significa que devemos olhar de forma diferente para aquilo que são custos, ambientais ou de projeto. Numa Câmara é sempre importante agilizar procedimentos e a tecnologia deve acompanhar todo este novo paradigma”, salienta.

As autarquias devem estar “atentas aos projetos que ajudam a financiar”, sobretudo porque “uma smart city depende de apoios”, sublinha o responsável, destacando que a Aveiro tem reforçado a sua preocupação nos diversos segmentos, nomeadamente na mobilidade, com a introdução das Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro (BUGA).

Ricardo Ramos Gonçalves