Aveiro recebe especialistas internacionais para discutir mobilidade inteligente de baixo carbono

Aveiro recebe especialistas internacionais para discutir mobilidade inteligente de baixo carbono

Categoria Advisor, Agenda

A Universidade de Aveiro acolhe a partir desta quarta-feira, 26 de janeiro, até sexta-feira, 28 de janeiro,  um evento internacional de partilha de experiências na área da mobilidade inteligente de baixo carbono, reunindo dezenas de especialistas e 20 oradores de seis países europeus.

Integrado no Projeto “INTERREG EUROPE PriMaaS – Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens”, com a coordenação da Universidade de Aveiro, o evento é composto de conferências temáticas e seminários de capacitação em mobilidade inteligente de baixo carbono, lê-se numa nota de agenda.

Realizado em formato virtual atendendo ao contexto pandémico, o evento reúne parceiros de Portugal, Itália, Roménia, Finlândia, Suécia e Alemanha, e visa promover a aplicação de novas tecnologias para impulsionar um uso eficiente das infraestruturas e dos sistemas de transporte.

Neste âmbito, de acordo com a mesma nota, serão apresentados e debatidos conceitos inovadores de mobilidade enquanto serviço, numa perspetiva de serviços de mobilidade equitativos verdadeiramente centrados nas necessidades dos cidadãos e com baixa pegada carbónica.

De acordo com Jorge Bandeira, coordenador do projeto PriMaaS na Universidade de Aveiro, “os parceiros do programa pretendem tirar partido da digitalização para melhorar a eficiência dos transportes, através de integração de serviços de mobilidade em plataformas comuns e personalizáveis. Queremos que estes instrumentos sejam desenhados desde o início para que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos e para que minimizem efetivamente os impactos negativos dos transportes. Projetos como o PriMaaS interligam numa mesma plataforma associações não governamentais, autoridades de gestão, municípios, centros de investigação e universidades e permitem-nos estabelecer novas ponte entre a Ciência e Tecnologia, a Política e a Sociedade”.

O evento é composto pelas conferências temáticas “European Cooperation towards Smart and Integrated Mobility” e “ICT and automation towards sustainable mobility” complementadas pelos seminários de capacitação “COVID-19 and mobility – New challenges and solutions” e “Linking urban and rural areas”.

Portugal tem como entidades parceiras deste projeto a Universidade de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A organização do evento conta com o apoio da consultora de inovação INOVA+.