Aviso para produção de hidrogénio e de gases renováveis encerra com 41 projetos

Encerrou na passada sexta-feira, 18 de fevereiro, o primeiro aviso para a produção de hidrogénio e de gases renováveis (Componente C14 – “Hidrogénio e Renováveis”), do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anuncia o Governo. De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, as 41 candidaturas registadas atingem um investimento de 380 milhões de euros e demonstram bem o sucesso do programa e a robustez dos projetos de gases renováveis no setor energético nacional.

No total, os promotores dos 41 projetos solicitam apoios de 204 milhões de euros para um aviso que dispõe de uma dotação de 62 milhões de euros.

A análise das candidaturas será realizada pelo Fundo Ambiental, enquanto entidade beneficiária intermediária do PRR e entidade responsável pela gestão deste aviso, no prazo de 60 dias úteis. Findo esse prazo, o Fundo Ambiental procederá à divulgação pública dos resultados da avaliação, bem como da lista final das entidades beneficiárias e das operações aprovadas, através do site do Fundo Ambiental.

Na mesma nota, o Governo lembra que a componente C14 Hidrogénio e Renováveis dispõe de um total de verbas de 185 milhões de euros.

Em 2020, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) lançou um aviso com o mesmo propósito, através do qual foram apoiadas 13 candidaturas, com verbas do Fundo de Coesão de 34 milhões de euros. Aqueles 13 projetos compreendem um investimento total de 62,3 milhões de euros e uma capacidade instalada de 34 megawatts.