BA Glass vai utilizar sol para produzir vidro mais ecológico

BA Glass vai utilizar sol para produzir vidro mais ecológico

O grupo BA Glass vai construir um dos maiores parques solares fotovoltaicos de autoconsumo da Europa. O projeto arranca este ano, na fábrica de Villafranca de los Barros (Extremadura, Espanha), e tem como principal objetivo produzir um vidro mais ecológico utilizando o Sol como principal fonte de energia.

Até ao final do ano, a fábrica de Villafranca de los Barros vai ficar praticamente toda coberta de painéis fotovoltaicos, numa superficie superior a 85 mil m2 de telhado. Com esta instalação espera-se captar uma potência de 8MW. Toda a energia solar captada será utilizada para consumo próprio, alimentando a fábrica de produção de garrafas e embalagens de vidro.

Com uma geração de energia equivalente à eletricidade consumida por 1.700 casas (ano), o consumo de energia solar irá evitar a emissão para a atmosfera de mais de 5 mil toneladas de CO2.

A implantação deste parque terá um investimento superior a cinco milhões de euros e está enquadrado num dos eixos centrais da BA Glass, o desenvolvimento sustentável alinhado com as metas de redução de emissão de gases para a atmosfera, refere a empresa, em comunicado.

O Grupo BA Glass é um dos líderes mundiais na produção de garrafas e embalagens de vidro que conta, atualmente, com mais de 3.800 pessoas divididas por 12 fábricas espalhadas por Portugal (3), Espanha (2), Polónia (2), Bulgária (2) Alemanha (1), Grécia (1) e Roménia (1). Só em 2018, todo o grupo produziu mais de 10.000 milhões de garrafas e embalagens de vidro.