Bandeira Azul anuncia Praias, Marinas e Embarcações galardoadas em 2019

Bandeira Azul anuncia Praias, Marinas e Embarcações galardoadas em 2019

Categoria Advisor, Agenda

A conferência de Imprensa do Programa Bandeira Azul, com o anúncio oficial das Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo galardoadas com Bandeira Azul em 2019, tem lugar amanhã, dia 30 de abril, às 11h00, na Fábrica da Água de Alcântara das Águas do Tejo e Atlântico, na Avenida de Ceuta, em Lisboa.

Nesta conferência são divulgados, além dos resultados do Programa para 2019, os projetos Bandeira Azul, tais como o Praia Mais Limpa com…, a Caça à Beata, a Blue Flag Med Week e os Suspeitos do Costume. Comunicamos, ainda, a continuação dos Programas Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância, apoiados pela Fundação Vodafone; Cada Coisa no seu Lugar, apoiado pela Tabaqueira II, SA e Transformar, em parceria com o Lidl.

Em 2019, o Programa Bandeira Azul mantem a parceria com o Oceanário de Lisboa e na Conferência de Imprensa é apresentado o cartaz com a imagem do tema Do Rio ao Mar sem lixo. Este foi o tema escolhido pois, de acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

O concurso lançado, em 2019, é dirigido aos concessionários de praia e procura reconhecer as melhores práticas desenvolvidas, nomeadamente aquelas que visem diminuir o consumo de plástico descartável.
Na Conferência de Imprensa serão anunciadas as Cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2019, designadamente:

  • Praia Grande, município da Praia da Vitória, no dia 01 de junho;
  • Praia Fluvial de Valhelhas, no dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de junho;
  • Porto de Recreio da Calheta, a 26 de junho.

Anunciamos ainda a assinatura do protocolo das Águas de Portugal com a Associação Bandeira Azul da Europa, considerando os Programas Bandeira Azul, Eco-Escolas e Eco-XXI, bem como das Águas do Tejo e Atlântico e Águas do Centro e Litoral com o Programa Bandeira Azul, no âmbito das Atividades de Educação Ambiental dos Municípios da sua área de influência.