Barragem de Cahora Bassa supera produção prevista para primeiro trimestre

Barragem de Cahora Bassa supera produção prevista para primeiro trimestre

Categoria Ambiente, Energia

A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) produziu 4.364 gigawatts por hora (GWh) no primeiro trimestre deste ano, superando em 7,51% a meta projetada para este ano, como resultado dos investimentos na modernização das infraestruturas, informou hoje a companhia. Os índices de produção da HCB durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano situaram-se acima dos 1.400 GWh, o que significa que os níveis de exploração estiveram acima dos 100% do planificado, refere um comunicado da empresa.

De acordo com a nota, estes níveis de produção resultam de investimentos feitos na modernização das infraestruturas da cadeia de produção e transmissão energética, iniciados em 2009.

Para o trimestre em curso, adianta a nota de imprensa, a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) projeta uma produção de 4.126,12 GWh. “O resultado do primeiro trimestre é animador e encorajador para o alcance dos objetivos e metas corporativas para o presente ano e, por sua vez, reforça o compromisso e posicionamento da HCB em contribuir para o desenvolvimento nacional”, diz o comunicado.

Além de abastecer o mercado de Moçambique, a HCB fornece energia elétrica a vários países da África Austral. A barragem de Cahora Bassa, no rio Zambeze, na província de Tete, oeste de Moçambique, é a maior da África Austral.