Barreiro adere à automatização da tarifa social da água e apoia sete mil famílias

Barreiro adere à automatização da tarifa social da água e apoia sete mil famílias

Categoria Águas, Ambiente

A autarquia do Barreiro adere, a partir de 2021, à automatização do tarifário social da água, saneamento, resíduos e fixação da tarifa social, pode ler-se no comunicado do município.

O vereador Rui Braga considera que “face ao tempo de pandemia e incertezas em que vivemos, é crucial para o município do Barreiro adotar medidas que apoiem os seus munícipes e que os possam, realmente, ajudar. São cada vez mais as pessoas a necessitarem de apoios e é nosso compromisso fazer o que está ao nosso alcance para mitigar o impacto negativo nas famílias”.

O Barreiro é, assim, um dos primeiros municípios a aderir à automatização da tarifa social da água e passa a ajudar sete mil famílias.

“Se, até 2020, as famílias tinham que preencher formulários, fazer requerimentos e ficar à espera para usufruir da tarifa social da água, a partir de janeiro de 2021, o desconto vai ser aplicado de forma automática, na fatura da água, ao final do mês”, explica Rui Braga.

A tarifa social destina-se a quem aufere baixos rendimentos anuais e depende do subsídio de desemprego, do rendimento de inserção, da pensão de invalidez e de velhice, entre outras situações.