1

BCSD Portugal junta em Lisboa especialistas em ESG

Capital Natural, Finanças Sustentáveis e Cadeia de Valor são os temas em destaque nas Jornadas do BCSD Portugal que têm lugar em Lisboa, em três espaços diferentes, entre esta quarta e sexta-feira.

A conferência Capital Natural conta com um keynote inicial de Claire Tutenuit, da Entreprises pour L’Environment, um painel moderado por Francisco Moreira, Investigador do CIBIO e professor no Instituto Superior de Agronomia, com a participação de Mafalda Evangelista, da NBI, e Sara Goulartt, da EDP, bem como um momento de speed dating de organizações que desenvolveram soluções em prol da preservação da biodiversidade.

O evento, com data marcada para esta quarta-feira, dia 23, às 9h30, no Instituto Superior de Agronomia, será palco de um showcase de 6 empresas portuguesas e ainda o momento no qual serão apresentados os números e compromissos do Act4nature Portugal.

A sessão dedicada às Finanças Sustentáveis tem lugar dia 24 de novembro, às 9h30, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, com destaque para o painel que vai reunir João Nuno Palma, vice-presidente do Millennium BCP, e Cristina Casalinho, diretora executiva de sustentabilidade do BPI, moderado por Cláudia Coelho, da PwC. A taxonomia ESG, Corporate Sustainability Reporting Directive e instrumentos de financiamento são alguns dos assuntos a abordar na sessão dedicada à Finanças Sustentáveis, que prevê também a apresentação de uma ferramenta de materialidade e um keynote de Manuel Collares Pereira, da Vanguard Properties.

O último dia das Jornadas acontece no Centro Cultural de Belém, na sexta-feira, dia 25. A Cadeia de Valor será o tema central, com um debate moderado por Luis Amado, da B Corp, e com a participação de Ana Tavares, do CITEVE, e Bernardo Augusto, do Leroy Merlin. Serão apresentados publicamente os resultados da Jornada 2030 do BCSD Portugal, bem como o retrato global das empresas signatárias da Carta de Princípios. Destaque ainda para o lançamento da nova ferramenta de gestão de indicadores ESG e o momento celebrativo com todas mais de 180 entidades signatárias da Carta.