BCSD Portugal lança o act4nature, um compromisso das empresas pela biodiversidade

by Redação Ambiente Magazine | 22 Maio 2020 10:35

O act4nature Portugal[1] é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal que desafia as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. É uma call to action urgente às empresas para que assumam compromissos com a biodiversidade, integrando nos seus modelos de negócio ações e soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.

Qualquer empresa, independentemente do setor de atividade que integra e da sua dimensão, pode aderir ao act4nature Portugal. A participação de cada empresa assenta na subscrição de 10 compromissos comuns e de um conjunto de compromissos individuais SMART – Specific/Específicos, Measurable/Mensuráveis, Additional/Adicionais, Realistic/Realistas e Time-bound/Com um prazo definido, em alinhamento com a atividade que desenvolve.

“Aderir ao act4nature Portugal é participar ativamente num momento de viragem para a biodiversidade, capaz de aprimorar o papel crítico que o capital natural deve desempenhar para alcançar sociedades e economias verdadeiramente sustentáveis”, afirma João Meneses, secretário geral do BCSD Portugal.

O act4nature Portugal surge no âmbito do act4nature International, lançado em França, em 2018, pela associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD. A iniciativa integra-se nos compromissos assumidos, em 2019, pelo BCSD Portugal, ao integrar a coligação Business for Nature, os quais incluem o objetivo de envolver as empresas em compromissos que contribuam para reverter a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas e dos serviços que estes prestam a nível global.

O Advisory Board do act4nature Portugal é composto por representantes das seguintes entidades: ANA Aeroportos de Portugal, EDP, Jerónimo Martins, LIPOR, REN, The Navigator Company, MAAC – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Natureza-Portugal (WWF Portugal), CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL – Universidade Nova de Lisboa, Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c) da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, CIBIO – Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources, CIIMAR- Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research da Universidade do Porto, Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, IST – Instituto Superior Técnico e MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento/Universidade de Évora.

“A proteção da diversidade biológica e dos serviços prestados pelos ecossistemas é uma das três prioridades estratégicas da Política Ambiental do Grupo Jerónimo Martins, que têm guiado a implementação de diversas iniciativas e práticas ao longo dos últimos anos. Ao aderirmos ao act4nature Portugal, estamos a contribuir para aumentar a ambição – individual e coletiva – de prosseguir modelos de desenvolvimento que preservem a biodiversidade, a nível local, nacional e global, tornando a sociedade e os negócios mais resilientes e prósperos”, refere Fernando Frade, diretor corporativo de Ambiente do Grupo Jerónimo Martins.

Fernando Leite, CEO da LIPOR, “congratula o BCSD PORTUGAL por esta importante iniciativa act4nature, sendo inequívoco o nosso total alinhamento a este contributo pela promoção da Biodiversidade, um contributo, aliás, por todos nós comungado”.

“O compromisso das empresas portuguesas com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente é essencial para a conservação da natureza. Como centro de investigação na área do estudo da biodiversidade em todas as suas vertentes, o CIBIO felicita o BCSD Portugal por esta iniciativa, e está empenhado em contribuir para que o act4nature atinja os seus objetivos, envolvendo-se fortemente no processo da sua implementação em Portugal”, partilha Pedro Beja, vice-coordenador científico do CIBIO.

Sessão de lançamento

Faça a sua inscrição aqui[2].

Endnotes:
  1. act4nature Portugal: https://www.bcsdportugal.org/act4nature-portugal
  2. aqui: https://zoom.us/webinar/register/WN_ngV_bFsLTL60F-J8HqcXYA?_x_zm_rtaid=DQOeIrynRbupKtwLJYKJRw.1589456077278.a0721f5414e0da1618c98ed380f85230&_x_zm_rhtaid=237

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/bcsd-portugal-lanca-o-act4nature-um-compromisso-das-empresas-pela-biodiversidade/