BCSD Portugal tem nova Secretária Geral

by Inês Gromicho | 20 Janeiro 2016 10:57

Sofia Santos assumiu, este mês de janeiro, o cargo de Secretária Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, associação empresarial dedicada aos temas da sustentabilidade que agrega um conjunto de empresas que faturam mais de 65 mil milhões de euros – valor que representa 38% do PIB – e que empregam mais de 270 mil pessoas.

Sofia Santos é licenciada em economia pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, mestre em economia pela Universidade de Londres e doutorada em gestão, sobre a contribuição da banca para o desenvolvimento sustentável, pela Middlesex University de Londres. Sofia iniciou carreira profissional no Merrill Lynch de Londres como research assistant da equipa de global strategy e, de regresso a Portugal, passou pela Bloomberg, INE – Instituto Nacional de Estatística e CELPA – Associação da Indústria Papeleira. Depois criou a Sustentare, empresa de consultadoria especializada nos temas da sustentabilidade corporativa e responsabilidade social das empresas. Da Sustentare passou para a área de business intelligence do think tank português, INTELI. Mais tarde integra a agência de comunicação GCI como sustainability advisor e depois cria a SystemicSphere, empresa de consultoria e investigação, prestadora de serviços integrados de economia e ambiente.

No campo académico, Sofia Santos lecionou a cadeira ética e sustentabilidade corporativa no Master of Science in Business Administration (MScBA) e no Executive MBA no ISCTE /INDEG e foi diretora executiva do Sustainability Knowledge Lab do INDEG – ISCTE Executive Education. Sofia Santos é também autora de livros. Em 2012, lançou o livro “A Banca em Portugal e a Economia Verde”, em 2015, o livro “A Banca tem Coração? As novas práticas de gestão necessárias para os bancos do futuro” e em fevereiro, vai lançar o livro “Introdução à Economia Verde”.

“Os temas da economia de baixo carbono, economia verde, economia circular e valorização dos serviços dos ecossistemas constituem hoje assuntos centrais da agenda política da Comissão Europeia, sendo cada vez mais discutidos em locais de reflexão estratégia empresarial como, por exemplo, no World Economic Forum. Acompanhar a evolução destes temas e contribuir para que o tecido empresarial Português continue a desenvolver práticas inovadoras e projetos pioneiros nestas áreas, constitui para mim um grande desafio, uma vez que vejo as empresas como agentes catalisadores de desenvolvimento e de bem-estar social e ambiental”, afirma Sofia Santos, Secretária Geral do BCSD Portugal.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/bcsd-portugal-tem-nova-secretaria-geral/