Beja garante não haver aumentos das tarifas de água e saneamento em 2018

by Inês Gromicho | 21 Dezembro 2017 11:25

A Câmara Municipal de Beja reuniu e, mediante proposta do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Água e Saneamento, decidiu que em 2018 não haverá aumentos das tarifas de água e saneamento. Em comunicado, a EMAS revela que a possibilidade de redução tarifária, que chegou a ser equacionada, se revelou manifestamente impossível face à situação atual da empresa, embora seja um objetivo a ter em conta nos próximos anos, fruto de eventuais processos de reorganização do setor.

Por outro lado, serão também necessários ajustes na estrutura do próprio tarifário, com a alteração do número de escalões, processo que esteve em curso até 2013, altura em que foi interrompido. O tema será agora retomado no sentido de criar condições para que seja possível a sua implementação nos próximos anos.

Fazer mais com menos, ganhar escala com a captação de mais clientes, prestar mais e novos serviços, são alguns dos caminhos que estou convicto que conseguiremos trilhar. Esta decisão assenta na convicção de que não devem ser transferidas para o consumidor eventuais ineficiências decorrentes da prestação de um serviço, que deve processar-se num quadro de recuperação tendencial de custos, mas maximizando sempre a qualidade.

Também uma ação forte junto da comunidade por via da sensibilização para a poupança, conjugada com uma aposta forte na redução das perdas de água, irão também contribuir decisivamente para o cumprimento deste objetivo no médio prazo.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/beja-garante-nao-haver-aumentos-das-tarifas-de-agua-e-saneamento-em-2018/