Bio Garden e Hotel de Insetos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra conquistam prémios Eco-Escolas

O Bio Garden e o Hotel de Insetos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra estão entre os premiados no programa Hortas Bio nas Eco-Escolas, que este ano contou a participação de mais de 300 hortas a nível nacional, refere o Turismo de Portugal em comunicado.

Após avaliação do júri, o Bio Garden foi distinguido com uma menção honrosa e o Hotel do Insetos conquistou o terceiro lugar, resgatando assim dois prémios para a região de Coimbra. A gestão e manutenção do Bio Garden e do Hotel de Insetos é da responsabilidade da Brigada Verde da Escola, em estreita articulação com as Bio Coordenadoras Carla Marques e Isabel Lamy, promovendo-se a permacultura de uma diversidade de ervas aromáticas e frutos como a maçã, a tangerina, o pêssego, o morango e o maracujá.

Lançado no ano letivo 2012-2013, o Projeto Hortas Bio pretende estimular o aproveitamento dos espaços exteriores das escolas para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. O projeto não só contribui para alertar para a “necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável”, como permite uma “abordagem pedagógica que integra toda a cadeia de uma diversidade de produtoslocais e da época que podem ser utilizados”, no caso específico da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no âmbito dos módulos da área de cozinha e bar, designadamente através da respetiva integração no receituário e criações de Bar, refere o mesmo comunicado.

Em 2019-2020 este concurso, que consiste na apresentação das hortas biológicas divididas nas categorias horta pequena (até 50m²) e horta grande (superior a 50m²), lançou ainda os desafios Hotel de Insetos (que valeu o 3º lugar para o da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra) e Espiral de Ervas Aromáticas. Com a interrupção das aulas presenciais e consecutivo encerramento das escolas, foram ainda lançados os desafios Horta Bio… em casa e Insetos na Horta, o que contribuiu para o elevado número de inscrições no projeto, que este ano contabilizou 985 escolas inscritas e um total de 962 trabalhos apresentados.