Bioblitz: À descoberta da Biodiversidade do território Arouca Geopark

Bioblitz: À descoberta da Biodiversidade do território Arouca Geopark

Categoria Advisor, Agenda

A Estação de Biodiversidade (EBIO) do Merujal, no Arouca Geopark vai receber, entre hoje e amanhã, a primeira edição do Bioblitz.  Segundo a informação enviada à imprensa, trata-se de um evento de “inventariação relâmpago de biodiversidade”, de curta duração, aberto à participação dos cidadãos. É uma oportunidade única para “melhor conhecer e inventariar as diferentes espécies de flora e fauna” da Serra da Freita, uma área de valores patrimoniais
únicos, que, a par da Serra da Arada, está classificada como Sítio de Interesse Comunitário (SIC) Rede Natura 2000.

O Bioblitz é dirigido a escolas, famílias e público em geral, que contarão com a presença de diferentes estações de amostragem temáticas ao longo dos 1700 metros de trilho da EBIO do Merujal. Neste evento, os participantes poderão encontrar informações sobre a biologia e conservação das espécies desta EBIO, com o recurso a laboratórios de campo para observação, identificação e inventariação de insetos, anfíbios e répteis, mamíferos e aves.

Neste primeiro dia, o evento destina-se às escolas (Bioblitz Escolas), com participação gratuita, mediante inscrição prévia. Já o sábado, 5 de outubro, é dirigido a famílias e público geral (Bioblitz Público Geral), entre as 15h e as 18h. Por sua vez, entre as 19h e as 21h, realizar-se-á uma saída de campo para deteção acústica de morcegos.  A participação é gratuita. Todas as atividades são acompanhadas por educadores e investigadores.