Biosmart repara bombas submersíveis na captação da ETA do Rabagão

No âmbito do contrato da prestação de serviços de reparação e conservação dos equipamentos eletromecânicos para a Águas do Norte, a Biosmart procedeu à reparação das Bombas Submersíveis KSB na captação da ETA do Rabagão.

“Esta captação, em plena albufeira da Barragem do Rabagão, é provida de Grupos de Bombagem que, em caso de necessidade de manutenção, são elevados através de um pórtico existente no local”, explica a empresa, num comunicado.

Ainda com o sustentáculo do pórtico, as Bombas Submersíveis (com cerca de 1 tonelada cada uma) são colocadas numa embarcação que se desloca até à margem, num local que permita a sua elevação diretamente para uma viatura de transporte. Será nesta viatura que os Grupos de Bombagem são transportados até ao local da manutenção, refere a Biosmart.

Em oficina realizou-se a desmontagem das bombas, limpeza dos componentes, montagem de novos conjuntos de peças de substituição e ensaios. Após estes trabalhos, procedeu-se à montagem das mesmas no local inicial, com recurso ao mesmo procedimento da desmontagem.

Este processo decorreu de forma autónoma para cada uma das bombas, para que o serviço de bombagem não fosse descontinuado.

Para além da equipa da BioSmart, foram também necessários, para a correta conclusão deste procedimento, dois mergulhadores devidamente credenciados, pertencentes ao Corpo de Bombeiros local.