Bird voa em Portugal: Novas trotinetes elétricas chegam a Lisboa

Bird voa em Portugal: Novas trotinetes elétricas chegam a Lisboa

Categoria Advisor, Empresas

A Bird, empresa de partilha de trotinetes elétricas, será lançada em Lisboa no próximo dia 1 de abril para ajudar a cidade a atingir a sua meta de reduzir o congestionamento de tráfego e as emissões de carbono. Entre as 07h00 e as 21h00, todos os residentes e visitantes de Lisboa com mais de 18 anos de idade, poderão encontrar uma trotinete através da aplicação Bird, para se deslocarem livremente pela cidade.

“Queremos que a Bird seja a alternativa de transporte para os cidadãos de Lisboa que querem deslocar-se na cidade de uma forma sustentável e responsável”, afirmou Patrick Studener, vice-presidente da Bird na EMEA. “Como uma empresa focada na mobilidade sustentável, estamos orgulhosos de chegar a uma cidade que partilha os mesmos valores que nós.” Os esforços do Município de Lisboa estão a ser reconhecidos pela União Europeia, que elegeu a cidade como a Capital Verde Europeia 2020.

Enquanto a missão da empresa é tornar a vivência nas cidades mais agradável reduzindo o uso de automóveis, a Bird irá trabalhar em conjunto ao Município de Lisboa para oferecer um serviço focado na condução responsável e um crescimento sustentável. Para isso, a empresa tem uma série de políticas que garantem um impacto positivo em Lisboa.

Segundo José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, “o comportamento dos condutores é determinante para se chegar são e salvo ao seu destino. Nas trotinetes também, usando as vias que lhe são destinadas de forma responsável; respeitando as sinalética e as regras de circulação. E em todas as situações é importante dar prioridade aos mais vulneráveis – os peões, nomeadamente as crianças e os mais idosos. Use as trotinetes, divirta-se, mas sempre de forma responsável e segura”. 

Em primeiro lugar, a Bird cresce de forma cuidada, juntando mais trotinetes à frota apenas quando há procura suficiente. Desta forma, as trotinetes estão a ser utilizadas e não são deixadas paradas nas ruas por muito tempo. Além disso, as trotinetes são recolhidas todas as noites para garantir que a cidade permaneça limpa durante a noite. Isto não só permite que as trotinetes sejam carregadas, mas também que a Bird faça a reparação e manutenção de todos os veículos. O programa “Bird Watcher” controlará a localização e o estado das trotinetes disponíveis na cidade para rastreá-las em tempo real durante o dia, reposicionando-as se estiverem mal estacionadas.

Através do Community Mode na aplicação da Bird, os cidadãos de Lisboa terão contacto direto com a Bird, para que eles próprios possam incentivar práticas adequadas e responsáveis em toda a cidade, permitindo aos habitantes comunicar facilmente algum problema de estacionamento que encontrem, o que ajudará a Bird a responder prontamente e tomar as medidas adequadas. Da mesma forma, relatos de veículos danificados garantirão que esses Birds sejam retirados do mapa de disponibilidade a serem usados, e a Bird será notificada para retirar os veículos danificados das vias para serem reparados.

Como funciona

Bird é um sistema de mobilidade urbana simples, prático e acima de tudo, muito intuitivo. Basta descarregar a aplicação gratuita na Apple Store ou no Google Play para localizar a trotinete eléctrica mais próxima, marcar o seu código no guiador para desbloqueá-lo e conduzir a trotinete até o destino desejado. Uma vez terminada a viagem, que custa 1 euro para desbloquear e uma taxa por minuto, a trotinete deve estar estacionada num local seguro que não impeça a mobilidade dos peões ou ou outros veículos, como num dos locais de estacionamento indicados para trotinetes ou ponto de estacionamento para bicicletas.

Todos os interessados em encontrar uma trotinete da Bird podem descarregar a aplicação e registar-se no site www.bird.co.