Birò: um veículo elétrico, compacto e confortável

Birò: um veículo elétrico, compacto e confortável

Chama-se Birò e é um veículo 100% elétrico que promete conquistar Portugal. É compacto, o que lhe permite “circular com facilidade no trânsito e fácil de se estacionar” e necessita de “muito pouca energia”, para além de que “elimina os ruídos”. A garantia é de César Barbosa, arquiteto e CEO do atelier etc2.pt, responsável pela comercialização exclusiva do veículo em Portugal, à Ambiente Magazine.

O responsável assegura que o Birò “vem satisfazer as necessidades de todos” ao estar perfeitamente adaptado ao ambiente urbano. “Na motorização elétrica tem um conjunto de dois motores de 2KVA”, o que possibilita “fazer 100 quilómetros de autonomia com menos de um euro”.

A primeira loja física Birò em Portugal instalou-se na cidade Cascais no dia 16 de fevereiro de 2017, desde então o mercado alargou-se em Lisboa e hoje existem mais quatro lojas. César Barbosa considera a entrada do veículo no mercado português “uma boa aposta”, dado que o aumento do número de veículos, em todos os países e cidades do mundo, “gera movimentos pendulares de entradas e saídas de trânsito” justificando-se a introdução de “novas soluções e respostas” de mobilidade, nomeadamente, o Birò.

O Birò nasceu no Brasil e cresceu em Itália
A história do Birò conta-se em poucas linhas. Numa altura em que no Brasil “se vivia um caos nos transportes”, face ao crescimento da economia e com “cidades a rebentarem sem qualquer capacidade de resposta”, César Barbosa e a sua equipa iniciaram um projeto de Integração Modal com o objetivo de resolver o problema de falta de mobilidade que assolava a ilha de Florianópolis, a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, no Brasil. O “desafio passava por criar um novo sistema de transporte para a ilha”, explica César. Foi então que o responsável e a sua equipa propuseram uma solução de micro veículos elétricos.

Após uma procura no mercado, “que tinha de corresponder a toda a proposta, ser inovadora e resolver problemas” , foi no norte de Itália que encontraram a empresa Estrima. Aproveitando o seu know-how, que desde sempre produziu cabines automatizadas, rapidamente se juntaram “arquitetos, engenheiros de tráfego, urbanistas” e surgiu o Birò, “um pequeno veículo, 100% elétrico” destinado às cidades históricas italianas.

César Barbosa assume que o grupo tem incorporado “o desafio da mobilidade urbana” e o objetivo está mais que definido: “Encontrar soluções para a mobilidade e tornar a vida dos cidadãos mais fácil e eficaz.”

Este artigo foi publicado na edição 78 da Ambiente Magazine.